domingo, 12 de julho de 2009

O som da luz

Uma nova técnica descoberta consiste em literalmente tornar a luz audível. O professor Vasilis Ntziachristos e seus colegas da Universidade de Munique, na Alemanha, iluminaram um peixe a partir de múltiplos ângulos usando flashes de laser com um comprimento de onda que é absorvido pelos pigmentos fluorescentes previamente injetados no animal.

Os pigmentos fluorescentes absorvem a luz, um processo que eleva ligeiramente a temperatura local, gerando expansões volumétricas do tecido quase imperceptíveis. Isso ocorre muito rapidamente, criando pequenas ondas de choque, mais especificamente, ondas de ultrassom, que podem ser captadas com um microfone muito sensível.

O grande feito dos pesquisadores, contudo, está no algoritmo desenvolvido para analisar os padrões acústicos resultantes. Um programa de computador usa as fórmulas matemáticas incorporadas no algoritmo para interpretar as distorções causadas pelas escamas, ossos e pelos órgãos internos do peixe, gerando uma imagem tridimensional do interior do animal.

Fonte: www.inovaçãotecnologica.com.br