sexta-feira, 5 de março de 2010

O Futuro da Pesquisa em Engenharia


O que é a Pesquisa de Engenharia?

A Engenharia é baseada na aplicação rigorosa de matemática e ciência para resolver problemas reais do mundo e projetar produtos e processos que beneficiem a sociedade, ajudando a criar riqueza. Engenharia pode ser definida como:
"os conhecimentos necessários, e o processo de aplicação, para conceber, desenhar, fazer, construir, operar, sustentar, reciclar ou se aposentar, algo de conteúdo técnico significativo para uma finalidade específica: -- um conceito, o modelo do produto, dispositivo, processo, sistema ou tecnologia."

A investigação na Engenharia é, portanto, a descoberta do conhecimento e compreensão necessária para os engenheiros projetarem, planejarem e implementarem soluções. Este tipo de pesquisa envolve uma investigação fundamental sobre processos, comportamento, materiais, design, mecânica e outras áreas de interesse da engenharia que podem ser úteis em futuros projetos de engenharia e / ou sistemas. A pesquisa é um processo contínuo e interativo, em que qualquer nova informação funciona como feedback, ao mesmo tempo que alimenta novos desenvolvimentos, a fim de aperfeiçoar o produto ou saída. Além disso, uma boa estratégia de pesquisa de engenharia irá além do projeto básico de produção e dará apoio a todo um ciclo de vida de um produto ou processo.




Alguns pontos relevantes, para se refletir:

1. Desaparecimento dos grandes laboratórios industriais
2. Os consumidores inteligentes terão como foco a qualidade dos produtos, mais do que a marca. O foco se altera da indústria para o produto.
3. Cresce a importância da transparência nas pesquisas e na destinação de investimentos.
4. A tendência de privatização persiste, assim como o crescimento das pequenas e médias empresas.
5. Aumento da mobilidade entre profissionais da academia e da indústria.
6. Tendência de modernização dos cursos de Engenharia.
7. Investimento na imagem do engenheiro.
8. Sustentabilidade tecnológica.

Recomendações gerais:

1. Melhorar a qualidade do ensino de matemática e ciências nas escolas.
2. Além disso aumentar a remuneração dos doutorandos, pesquisadores e professores de pós-doutorado.
3. Ampliar esforços para promover o recrutamento e retenção de mulheres na engenharia e introdução da engenharia ainda no curso fundamental.
4. Incorporar a mentalidade para negócios e habilidades de comunicação em cursos de engenharia, fornecendo oportunidades para estudantes e profissionais de negócios para ganhar experiência na aquisição de tecnologia.
5. Estreitar laços entre pesquisadores e usuários.
6. Continuar a reforçar as relações entre a indústria ea universidade, aumentando o
interfluxo de pessoas e de apoio às empresas que colaboram com a universidade.
7. Estabelecer um código de boas práticas de colaboração, incluindo orientações para as negociações de propriedade intelectual, e a introdução de um conjunto de normas contábeis da universidade, o que irá facilitar todos os processos.
8. Investir no meio ambiente e em tecnologias limpas.
9. Educação continuada.